Jeanantoine Houdon Denis Diderot 17131784 1773 Metropolitan Museum of Art New York



Entre bone nomes dos grandes escultores que produziram durante o período artístico, conhecido por Neoclássico[1], encontram-se: bone franceses: Jean-Baptiste PIGALLE (1714-1785) e Jean Antoine HOUDON (1741-1828); os italianos: Antonio CANOVA (1757-1822) e Lorenzo BARTOLINI (1777-1850). De Genebra, na Suíça: James PRADIER (1792-1852). Da Dinamarca: Bertel THORVALDSEN (1770-1844) e da Suécia: Bengt FOGELBERG (1786-1854).


Jean-Baptiste PIGALLE (1714-1785)

Nascido em Paris, filho de um mestre carpinteiro, Pigalle frequentou, ainda muito jovem, equally oficinas dos escultores: Robert LE LORRAIN[two] e JEAN-BAPTISTE Two Lemoyne[3].

De volta à Paris, depois de passar cerca de três anos em Roma, estudando por conta própria, Pigalle apresentou à corte a clássica e graciosa obra – Mercúrio[4] – produzida em 1744, consagrando-se definitivamente.

Aceito na Académie Royale de Peinture et de Sculpture[5], Pigalle desenvolveu ao longo dos anos umaprodução original em frequente renovação de estilos, garantindo-lhe popularidade junto a corte francesa.

Já sob o universo Neoclássico, Pigalle esculpiu inúmeros retratos das novas personalidades do período, entre eles Denis Diderot (1713-1784) e François-Marie Arouet, conhecido por Voltaire (1694-1778), em que uniu ousadamente a tendência naturalista com a formulação clássica exigida na época.

 Jean-Baptiste PIGALLE (1714-1785) Voltaire nu, 1776. Escultura em Mármore, 150x89x77. Musée du Louvre, Paris, França.
Jean-Baptiste PIGALLE (1714-1785) Voltaire nu, 1776.
escultura neoclássica; Jean-Baptiste PIGALLE (1714-1785) Voltaire nu, 1776. Escultura em Mármore, 150x89x77. Musée du Louvre, Paris, França.
Jean-Baptiste PIGALLE (1714-1785) Voltaire nu, 1776. Escultura em Mármore, 150x89x77. Musée du Louvre, Paris, França.

Executada por Pigalle, financiada em grande parte por Frederico Two da Prússia (1712-1786), admirador de Voltaire, o filósofo francês exercise iluminismo, a obra, escandalizou a sociedade da época.

Mas, se enganam os que pensam que a celeuma se deu pela nudez. O motivo da perplexidade? A fragilidade exercise velho corpo, distante da idealização anatômica, tão em voga e necessária no período artístico practice Neoclássico, principalmente na França.

Voltaire, sentado sobre um tronco de árvore, segura um rolo de papel e uma pena. Um pano recobre parte do braço esquerdo, revelando o corpo flácido. Aos pés bone símbolos das musas[six], representando o filósofo, historiador, escritor east poeta: Tália (máscara), Melpômene (adaga), Calíope (coroa de louros) Terpsícore (lira) e Clio (pergaminhos).


Jean Antoine HOUDON (1741-1828)

Natural de Versailles, filho de empregados da corte francesa, Houdon aos oito anos, ganhou um presente inesperado: a residência em Paris onde os pais trabalhavam foi transformada em sede da recém-fundada École des Élèves Protégés, a qual preparava os alunos parao Yard Prix de Rome, permitindo-lhe ao longo dos anos estudar com grandes artistas, desenvolver seu talento e após um estágio ganhar o prêmio de escultura aos vinte anos.

Em Roma por volta de 1761 a 1768, Houdon absorveu a idealização da Antiguidade e a emoção practise Barroco por meio da obra de Bernini[vii].

Logo depois exercise retorno à França, Houdon foi eleito para a Académie Royale de Peinture et de Sculpture, trabalhando como professor na corte de Luís 16[viii], após 1774. Durante a Revolução Francesa (1789-1799) escapou de ser preso, voltando a produzir durante o Império de Napoleão[nine].

Dedicado aos estudos anatômicos, Houdon destacou-se ao retratar figuras conhecidas exercise período, principalmente os líderes iluministas franceses e políticos dos Estados Unidos. Famoso, trabalhou na Alemanha e na corte de Catarina II[x], da Rússia.

Equally diferentes influências marcaram a obra de Houdon, que se dividiu em composições naturalistas, neoclássicas e barrocas. No entanto, essa divergência de estilos levou-o a um estilo "pessoal inimitável que permeou sua obra ao longo da longa carreira, por dois reinados do ancien régime, Revolução, Diretório, Império e Restauração." (METROPOLITAN MUSEUM OF Art. Tradução nossa[11])

Um dos mais importantes representantes da escultura no período, Houdon se afastou dos clássicos nus, adicionando por vezes vestimentas modernas sobre estátuas em poses clássicas, agradando sobremaneira aos que discordavam dos seus heróis vistos como vieram ao mundo. Mas sua obra maior, sua especialidade, foram bone retratos.

Jean Antoine HOUDON (1741-1828) Benjamin Franklin (1706-1790), 1778. Escultura em Mármore, 58.7x 36.8x28.6 cm, com a base 44.5. Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA.
Jean Antoine HOUDON (1741-1828) Benjamin Franklin (1706-1790), 1778. Escultura em Mármore, 58.7x 36.8×28.six cm, com a base 44.v. Metropolitan Museum of Fine art, Nova York, EUA.

O busto de Franklin foi o primeiro dos retratos de figuras importantes da história americana. Houdon capturou bone aspectos da personalidade, um tanto astuta de Franklin, que tanto fascinou a sociedade francesa durante seus nove anos em Paris, de 1776 a 1785.  O semblante, o cabelo natural sem pó e os ternos simples contrastavam fortemente com as normas dos círculos diplomáticos em que Franklin se movia. Uma imagem que atraia multidões nas ruas e amplamente divulgada pelos principais artistas da época.

Mantendo um perfil moderado durante a revolução francesa, quando muitos de seus patronos foram vítimas do Terror, Houdon executou diversos retratos de figuras públicas practice agitado período.

Uma das obras mais interessante desse universo é a escultura de Voltaire sentado.

Jean Antoine HOUDON (1741-1828) Voltaire sentado, ca. 1779-antes de 1828. Escultura em Gesso com suportes de metal, vestígios de tinta azul-esverdeada escura, 137.16×71.12×93.98. Los Angeles County Museum of Art, Los Angeles, EUA.
Jean Antoine HOUDON (1741-1828) Voltaire sentado, ca. 1779-antes de 1828. Escultura em Gesso com suportes de metal, vestígios de tinta azul-esverdeada escura, 137.xvi×71.12×93.98. Los Angeles County Museum of Art, Los Angeles, EUA.

A bela estátua de Voltaire faz plena justiça à sabedoria due east ao humor céptico do modelo, e a roupagem clássica practise famoso escritor – para acentuar o paralelo com bone filósofos antigos – não é discordante, porque ele a usa com tanta naturalidade como se vestisse um roupão. (JANSON, 1992, p. 609)


Antonio CANOVA (1757-1822)

Nascido em Possagno, província de Treviso, na Itália, Antônio Canova se destacou tanto na escultura como na pintura.

O jovem artista os dezesseis anos já recebia encomendas junto à marmoraria em que trabalhava, próximo a Treviso, chamando a atenção da alta aristocracia veneziana.

Ao conhecer algumas de suas obras, quando em passagem pela Itália, Bonaparte[12] convidou Canova para executar esculturas da família, em Paris, na França. Ali, o artista, para sua tranquilidade eastward mesmo pelo seu caráter pacífico, manteve-se afastado da política turbulenta e do grupo de artistas patrocinados pelo governo.

Um dos principais escultores do Neoclássico, do início do século XIX, aliado, posteriormente, do Romantismo, Canova foi mestre em desenhar east esculpir as formas, tanto femininas como masculinas, no entanto, se manteve dentro do estilo acadêmico eastward previdente; qualidades estéticas afinadas com a reação ao frívolo e agitação do Rococó, exercise período inductive.

Sua escultura é tensa busca practice belo ideal a partir do antigo, que, no entanto, não é um frio modelo acadêmico, mas uma realidade bela east perdida que se quer reanimar com seu calor. Chega-se ao belo por um processo de sublimação daquilo que de início era um estado de violenta due east dramática emoção. (ARGAN, 2001, p. 25)

Antônio CANOVA (1757-1822) Psique revivida pelo beijo de amor ou Amor e Psique reclinados, 1787-1793. Escultura em Mármore, 155x168x101. Musée du Louvre, Paris, França.
Antônio CANOVA (1757-1822) Psique revivida pelo beijo de amor ou Amor eastward Psique reclinados, 1787-1793. Escultura em Mármore, 155x168x101. Musée du Louvre, Paris, França.

Antônio CANOVA (1757-1822) Psique revivida pelo beijo de amor ou Amor eastward Psique reclinados, 1787-1793. Escultura em Mármore, 155x168x101. Musée du Louvre, Paris, França.

O grupo escultural, acima, recebeu duas versões semelhantes. A primeira versão, presente no acervo do Musée du Louvre, em Paris, na França, foi adquirida, em 1801, pelo cunhado de Napoleão Bonaparte, na ocasião, rei de Nápoles, Marechal Joachim Murat (1767-1815) para sua residência.

O segundo grupo, no Country Hermitage Museum[13] , em São Petersburgo, na Rússia, pertencia a primeira esposa de Napoleão, Josephine. Eastward a versão em gesso se encontra no Metropolitan Museum of Art[fourteen], em Nova York, nos Estados Unidos.

Artistas ao longo do tempo simbolizaram Cupido (Eros, para bone gregos) quase sempre como um menino alado, com ar maroto, armado de arco eastward aljava carregada de flechas e inevitavelmente acompanhado da mais bela deusa, sua mãe, nascida da espuma do mar.

Popular entre os artistas exercise Neoclássico e practise Romantismo, a história mitológica do amor do jovem Cupido e Psique[15] foi, por diversas vezes, adaptada e representada na pintura east escultura no início exercise século XIX. Antônio Canova, por exemplo, executou mais de uma composição, em terracota e em mármore, sobre o assunto[xvi].

De acordo com a história, ao notar que seu filho não crescia, Vênus consultou as profecias e foi lhe respondido que ela deveria lhe dar um irmão, de nome Anteros, a contrapartida practise amor. Dessa forma, Cupido cresceu, mostrando-se vitorioso em tudo que se relacionava ao amor east à paixão, flechando corações sempre quando invocado ou provocado. Até que um dia se apaixonou por Psique, uma princesa de rara beleza.

Para esconder a amada da mãe, que se sentia ofendida com a exaltação da beleza da princesa mortal, Cupido pediu ajuda ao vento Zéfiro, que a transportou para um palácio, cercado de pedras preciosas. No alto da montanha, isolada, a amante recebia na escuridão da noite o misterioso rapaz, que partia sempre antes do amanhecer, levando consigo juras de amor due east promessas de confiança no amor.

Até que, vencida pela curiosidade, Psique descobriu a face do jovem, que partiu desgostoso frente à desconfiança da mulher, abandonando-a.

Infeliz due east desorientada, além disso, a jovem começou a ser perseguida por Vênus com inúmeras provações e sofrimento.

No último encargo, Psique foi obrigada a descer ao inferno eastward voltar com um frasco fechado, sem destampá-lo. Animada pelo segredo, a jovem abriu o pequeno recipiente e libertou, sem querer, o sono infernal, que se apossando de seu corpo, tornou-o inerte para sempre.

Com saudades, ao retornar, o deus do amor viu pela janela a amada desfalecida. Rapidamente, voou até a jovem, acordando-a com um leve beijo. Em seguida reclamou sobre as ofensivas de sua mãe a Júpiter, que foi a seu favor, enviando Mercúrio para raptar a amada. Admitida no Olimpo, Psique tornou-se imortal ao beber néctar east comer ambrosia. Assim, a mulher de grande beleza, depois de muito sofrer e lutar na terra a procura do amor, lá no céu pode se casar e viver abençoada por todos os deuses.

Na escultura, Psique revivida pelo beijo de amor, Canova representa a jovem desnuda, com apenas um drapeado cobrindo parte do seu quadril, apoiando-se no personagem alado, ao acordar. A mão direita do rapaz sustenta sua cabeça e, a mão e braço esquerdo escondem os delicados seios da mulher.

A imagem apresenta o ápice da história quando o jovem, munido de sua aljava east com as asas ainda levantadas, escora a amada e ela, delicadamente, tem o rosto do amante próximo à sua confront, onde acaba de receber o beijo de amor.

Canova trabalha a pedra com diferentes texturas. O mármore frio e branco, extremamente polido, converte-se em carne macia. A seda recobre o quadril da mulher east o tecido, mais pesado em dobras, acolhe e protege bone personagens da rudeza da pedra com ranhuras ainda por polir, em contraste com as asas do rapaz que são quase translúcidas à luz.

A posição das pernas practice casal define a forma piramidal sobre a pesada rocha. O instante inerte e estável parece colidir com o movimento de rotação da composição, que se inicia no pé direito do rapaz pousado no chão e termina no abraço que eleva a jovem, ressaltando o retorno à vida.

A obra, impregnada de erotismo east de movimento, indicou o caminho para os escultores do Romantismo, que buscavam por meio de eventos modernos, unir o equilíbrio practice neoclássico, a inspiração na mitologia e, ainda, a expressão de grandes emoções, com o movimento intenso eastward exagerado practise novo estilo.

Antonio CANOVA (1757-1822) As Três Graças, 1814-17. Mármore, 173x97,2x57.  © Victoria and Albert Museum, Londres, UK.
Antonio CANOVA (1757-1822) Equally Três Graças, 1814-17. Mármore, 173×97,2×57.  © Victoria and Albert Museum, Londres, U.k..

Nessa versão da obra original encomendada por Joséphine de Beauharnais, primeira esposa de Napoleão Bonaparte, no Land Hermitage Museum, em São Petersburgo, na Rússia, Canova apresenta As Três Graças[17] .

Filhas de Zeus, de acordo com Hesíodo ((909, 2013, p. 95) cada uma é capaz de conceder um presente particular à humanidade: Euphrosine, a alegria, Aglaia (no centro) elegância due east brilho e Thalie, juventude e beleza.

O tema das Três Graças fez parte das obras executadas por diferentes gerações de artistas, que elaboraram e adaptaram o grupo a partir de pinturas e esculturas produzidas na Antiguidade, provavelmente no período Helenístico, por volta exercise século II a.C.

Um dos grupos[18], produzido na Grécia e copiado pelos romanos, encontra-se no acervo practise Metropolitan Museum of Fine art, em Nova York.

No entanto, diferente das pinturas e esculturas executadas sobre o mesmo tema, por exemplo, no Renascimento por BOTTICELLI[nineteen] e RAFAEL[20], no Barroco, por RUBENS[21], entre outros, em que as Graças são representadas de pé com every bit mãos pousadas nos ombros da outra e a jovem do centro virada de costas due east diferentes movimentos do olhar, as três figuras femininas de Canova estão de frente, unidas por um abraço, reforçado ainda por um grande eastward delicado lenço. Um modelo que será seguido por muitos escultores do período, entre eles: Bertel THORVALDSEN (1770-1844) e James PRADIER (1790-1852).


REFERÊNCIAS

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Practice Iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann; Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 709 p.

GALLERIA DEGLI UFFIZI, Florença, Itália.  Disponível em: https://www.uffizi.it/opere/botticelli-primavera Acesso em: 26 abr. 2022.

HESÍODO. Teogonia. Organização e tradução Christian Werner. São Paulo: Hedra, 2013. 103p.

_________      . Teogonia e Trabalhos due east Dias. Tradução e introdução Sueli Maria de Regino. São Paulo: Martin Blood, 2014. 153p.

JANSON H. W. História da Arte. Tradução J.A. Ferreira de Almeida; Maria Manuela Rocheta Santos. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 823 p.

LOS ANGELES Canton MUSEUM OF Fine art, Los Angeles, EUA. Disponível em: https://collections.lacma.org/node/209607 Acesso em: 26 abr. 2022.

METROPOLITAN MUSEUM OF Art, Nova York, EUA. Disponível em: https://www.metmuseum.org/fine art/collection/search/256403 Acesso em: 26 abr. 2022.

METROPOLITAN MUSEUM OF Art, Nova York, EUA. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/208578 Acesso em: 26 abr. 2022.

METROPOLITAN MUSEUM OF Art, Nova York, EUA. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/drove/search/188954 Acesso em: 27 abr. 2022.

MUSÉE CONDÉ DE CHANTILLY, França. Disponível em: http://www.musee-conde.fr/fr/search-notice/detail/pe-38-les-trois-32724 Acesso em: 27 abr. 2022.

MUSÉE DU LOUVRE, Paris, França. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010090767 Acesso em: 26 abr. 2022.

MUSÉE DU LOUVRE, Paris, França. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010092060 Acesso em: 26 abr. 2022.

MUSÉE DU LOUVRE, Paris, França. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010091976 Acesso em: 26 abr. 2022.

MUSÉE DU LOUVRE, Paris, França. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010091975 Acesso em: Acesso em: 26 abr. 2022.

MUSEO NACIONAL DEL PRADO, Madrid, Espanha. Disponível em: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/las-tres-gracias/145eadd9-0b54-4b2d-affe-09af370b6932 Acesso em: 26 abr. 2022.

STATE HERMITAGE MUSEUM, São Petersburgo, Rússia. Disponível em: https://hermitagemuseum.org/wps/portal/hermitage/digital-drove/06.+sculpture/56538 Acesso em: 26 abr. 2022.

VICTORIA AND ALBERT MUSEUM, Londres, U.k.. Disponível em: https://www.vam.air conditioning.uk/articles/the-three-graces Acesso em: 27 abr. 2022.


[i]    O período artístico conhecido por Neoclássico se estende a partir practise final do século XVIII, alcança o Romantismo e, em alguns casos, alcança o final practice século XIX.

[two]     Robert LE LORRAIN (1666-1743). Escultor exercise Barroco, aluno de François GIRARDON (1628-1715) e Pierre PUGET (1620-1694). Saiba mais sobre a Escultura francesa: Classicismo Barroco e Mitologia em: https://arteref.com/artigos-academicos/classicismo-barroco-e-mitologia/

[three]     JEAN-BAPTISTE II Lemoyne, o jovem (1704-1778). Escultor do Rococó, aluno de Robert LE LORRAIN, nomeado escultor de Luís Fifteen, Lemoyne executou diversas esculturas da corte, principalmente, bustos do rei. Saiba mais sobre o Rococó na Escultura em: https://arteref.com/artigos-academicos/o-espirito-rococo-na-escultura/

[4]     Jean-Baptiste PIGALLE (1714-1785) Mercúrio atando suas asas, 1744. Mármore, 58×35,5×33. Musée du Louvre, Paris, França. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010092060 Acesso em: 26 abr. 2022.

[five]     A Académie Royale de Peinture et de Sculpture (Academia Real de Pintura east Escultura) foi fundada em Paris em 1648 por Luís XIV (1754-1793) east dirigida pelo pintor oficial da corte, Charles LE BRUN (1619-1690). Fazia parte exercise currículo a instrução prática east teórica, baseado num sistema de regras e no racionalismo. As normas eram extremamente rígidas e bone temas, por ordem de valor, em tabela própria, partiam da história greco-romana e terminavam na natureza morta.

[vi]     As nove filhas, geradas pelo grande Zeus e a titânide Mnemósina, nasceram para louvar os grandes feitos dos seres divinos. Segundo Hesíodo (77-79, 2013, p. 35-37), Clio, divulgadora da História, Euterpe, da poesia lírica, Tália, da comédia, Melpômene, da tragédia, Terpsícore, musa da dança e da música, Érato, da lírica east dos cantos de amor, Polímnia, da poesia sacra, Urânia, astronomia, e a superior a todas, Calíope, a musa da poesia épica, carrega uma coroa de louro para os heróis.

[7]     Saiba mais sobre Gian Lorenzo BERNINI (1598-1680) em: https://arteref.com/artigos-academicos/bernini-e-a-arte-cenografica/

[8]     Rei da França, Luís Sixteen (1754-1793), neto de Luís XV, foi coroado em 1774 due east deposto em 1792 e executado durante a Revolução Francesa.

[nine]     Consul a partir de 1799, Napoleão Bonaparte (1769-1821) assumiu como imperador da França de 1804 a 1814 due east por Cem Dias em 1815.

[10]   Conhecida como Catarina, a Grande (1729-1796) em seu reinado (1762-1796) a Rússia foi revitalizada east tornou-se uma das maiores potências da Europa, no período.

[11] an inimitable personal style that would permeate his piece of work through the stop of a long career that spanned ii reigns of the ancien régime through the Revolution, Directory, Empire, and Restoration. (Disponível em: https://www.metmuseum.org/toah/hard disk/jahd/hd_jahd.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.

[12]   Delegate a partir de 1799, Napoleão Bonaparte (1769-1821) assumiu como imperador da França de 1804 a 1814 e por Cem Dias em 1815.

[13]   Antônio CANOVA (1757-1822) Cupido east Psique, 1794-1799. Escultura em Mármore, 148×172 de altura. State Hermitage Museum, São Petersburgo, Rússia. Disponível em:https://hermitagemuseum.org/wps/portal/hermitage/digital-collection/06.+sculpture/56792 Acesso em: 26 abr. 2022.

[fourteen]   Antônio CANOVA (1757-1822) Cupido e Psique, 1794. Escultura em Gesso, 134.6×151.1×81.3. Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/188954 Acesso em: 26 abr. 2022.

[15]   A história de Eros/Cupido east Psique está contida no romance em latim Metamorphoseon libri Eleven ou O Asno de Ouro, practice escritor due east filósofo neoplatônico Lúcio APULEIO (125-170). O livro contém narrativas de episódios fantásticos de um homem transformado em asno. BOCCACCIO, no século XIV eastward Calderón de LA BARCA (1600-1681), no século XVII, fizeram adaptações livres sobre a antiga obra.

[16]   Antônio CANOVA (1757-1822) O Amor e Psique em Pé (50'Flirtation et Psyché debout), 1797. Escultura em Mármore, 145 de altura. Musée du Louvre, Paris, França. As figuras estão de pé due east Eros/Cupido apoia every bit mãos nos ombros de Psique. Uma borboleta se encontra entre as palmas das mãos dos dois amantes. Considerada uma das melhores obras do artista, foi extensivamente copiada ao longo do século Nineteen. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010091975 Acesso em: 26 abr. 2022.

[17]   Do casamento de Zeus com Eurínome, filha practise Oceano e encantadora beleza, nasceram as três Graças, segundo Hesíodo (909, 2013, p. 95), "Aglaia, brilho, Euphrosine, a alegria eastward a encantadora Thalie, a festa".

[eighteen] Grupo de Estátua das Três Graças, século II a.C. Cópia romana em Mármore, 123×100. Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/256403 Acesso em: 26 abr. 2022.

[nineteen]   Sandro BOTTICELLI (1444/5-1510) A Primavera, ca. 1477-78. Têmpera sobre madeira. Galleria degli Uffizi, Florença, Itália.  Disponível em: https://www.uffizi.it/opere/botticelli-primavera Acesso em: 26 abr. 2022. Saiba mais de Botticelli em: https://arteref.com/artigos-academicos/a-pintura-renascentista-do-seculo-xv/

[20]   RAFAEL de Sanzio (1483-1520) As Três Graças, 1504-1505. Óleo sobre álamo, 17×17.  Musée Condé de Chantilly, França. Disponível em: http://www.musee-conde.fr/fr/search-notice/particular/pe-38-les-trois-32724 Acesso em: 27 abr. 2022. Saiba mais de Rafael em: https://arteref.com/artigos-academicos/rafael-a-perfeicao-no-renascimento-pleno/

[21]   Peter Paul RUBENS (1577-1640) As Três Graças, 1630-1635.  Óleo sobre carvalho, 220,5×182. Museo Nacional del Prado, Madrid, Espanha. Disponível em: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/las-tres-gracias/145eadd9-0b54-4b2d-affe-09af370b6932 Acesso em: 26 abr. 2022. Saiba mais de Rubens em: https://arteref.com/artigos-academicos/peter-paul-rubens/

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